terça-feira, 11 de maio de 2010

Bueiros retendo água. São as Prefeituras patrocinando a Dengue enquanto a combatem!

                
SEJA BEM-VINDO!






Direto ao ponto:
Tenho insistido em demonstrar que a DENGUE URBANA somente será erradicada com uma ação dos órgãos governamentais, principalmente de nível Municipal, na correção dos bueiros e galerias pluviais das cidades, principal foco do Aedes Aegypti e que coloca o mosquito bem na portas das residências onde, por enquanto, as autoridades sanitárias insistem exclusivamente em combater o inseto transmissor da Dengue.

O assunto é DENGUE e portanto de extrema importância, já que acredito ter descoberto a forma de extinguir completamente a DENGUE urbana.

Tentei transmitir ao Prefeito e às autoridades sanitárias da minha cidade uma estratégia bastante simples de CONFIRMAR cientificamente a minha tese de que as maiores infestações estão é nos bueiros de nossa cidade.

Essa estratégia, bastante simplória porém eficiente, comprovará que as BASES das infestações estão SOB nossos pés, nas redes pluviais das cidades, assim como os soldados vietnamitas, os Vietcongs, da guerra do Vietnam, se instalaram sob as florestas onde era o palco da Guerra do Vietnam, e acabaram ganhando a guerra, bem sob as botas dos americanos, que tnham, praticamente, quase o dobro do físico dos pequenos soldados orientais mas que sucumbiram a uma estratégia inteligete e eficaz.

Fiz essa comparação para tentar ser didático com relação ao que acredito e demonstro no meu Blog estar acontecendo há alguns anos dentro da maioria dos municípios do Brasil e até do mundo.

O Aedes Aede Aegypti encontrou nas cidades a rede subterrânea PRONTA! Instalou-se nela, com a segurança de poder migrar através das manilhas de um bueiro para outro e desses bueiros, SIM, migrarem para os vasos de plantas, os pneus, as calhas e até as tampinhas de garrafas "pet" inadiverdidamente deixadas no tempo pela população.

A estratégia consiste em, primeiro, as Prefeituras através de uma comissão, composta de especialistas da Limpeza Urbana, da Secretaria de Obras e da Vigilância Sanitária no combate e captura de larvas do mosquito, do Município.

Trabalhando juntos, os da Limpeza Urbana abrem o bueiro para atuação dos agentes da Vigilância Sanitária examinarem a existência ou não de água parada e o recolhimento de amostra da água para verificação da existência ou não de larvas/infestação e, ato contínuo, a correção dos bueiros para que a água não mais fique retida.

As informações de CADA bueiro serão ANOTADAS em Planilha de forma a CARACTERIZAR o endereço exato do bueiro, se tem ou não água parada e se tem ou não a larva do Aedes Aegypti.

Findo o levantamento e estabelecidos os gráficos com os percentuais das infestações, bastará, então, CRUZAR essas informações com as informações já detidas nos POSTOS DE SAÚDE dos municípios onde, presume-se, existir os endereços das pessoas diagnosticadas com Dengue.

Estabelecida a vinculação dos endereços da populacão efetivamente atingida pela doença com a proximidade dos endereços dos bueiros contaminados, estará a minha tese comprovada cientificamente.

O que acontece é que gastamos um orçamento absurdo no combate da Dengue Urbana nas residências e, entretanto, as principais infestações permanecem dentro dos bueiros e nas portas das residências portanto, ETERNIZANDO um problema sanitário de fácil solução.

Eu cheguei até a faze um Fluxograma que tenta resumir essa "estratégia" do mosquito mas não obtive adeptos apesar de insistir como faço agora na disseminação de minha, digamos, tese sobre o assunto.

No Blog mostro foto que fiz de um bueiro e cuja imagem fala por si. Mostra o reflexo da minha propria imagem no fundo do bueiro cheio d`água, DEMONSTRANDO portanto estar a água PARADA.

O fato de água estar DENTRO do bueiro DEMONSTRA estar a mesma NA SOMBRA e o fato de, nos municípios, cada vez mais, os agentes poluentes das águas pluviais estarem sendo retidos para evitar a contaminação dos córregos e rios, como é o caso da obrigatoriedade dos postos de combustíveis colocarem calhas que EVITAM o escorrimento para a ruas e consequentemente para os bueiros dos resíduos de óleos e combustíveis, deixa, portanto, as águas dos bueiros LIMPAS, fechando portanto o TRIPÉ água limpa, parada e na sombra, tudo que o Aedes Aegypi GOSTA...

As redes pluviais urbanas das cidades são projetadas e executadas com a finalidade de dar vazão às  águas de chuvas, exclusivamente.


Em momento algum, os engenheiros que projetaram tais empreendimentos urbanos que, afinal, penetram praticamente na porta das residências, pensaram na possibilidade de eventuais retenções de águas, seja por desniveis em suas construções, seja por danos/desnivelamentos posteriores causados pela própria intensidade de tráfego sobre as ruas pensaram na hipótese de tais retenções de água abrigarem colônias de larvas do mosquito aedes aegypti ou outros agentes vetores transmissores de doenças tropicais.
 
No entanto, se existisse um "comando", uma "inteligência" entre os mosquitos, certamente eles teriam arquitetado sua própria sobrevivência e proliferação imaginando um cenário como lhes é oferecido pelas Prefeituras da maioria das cidades:
 
Clicando SOBRE todas as imagens dos BUEIROS
Você a seleciona em sua tela.
 
Clicando novamente você conseguirá espetacular ZOOM
 
e vai penetrar praticamente DENTRO dos bueiros que
 
mostram água LIMPA, PARADA e na SOMBRA!
 
Experimente!
 
 

Água limpa, fresca, PARADA, na sombra, em temperatura ideal para a eclosão dos ovos, para a proliferação e conservação em segurança das larvas, das pupas e dos insetos adultos que dali facilmente se infiltram nas residências.
 
Não há, portanto, estratégia melhor do ponto de vista dos "generais" mosquitos para a preservação da sua espécie:
 
- Galerias pluviais que dão aos seus "exércitos"  a capilaridade necessária para atingir qualquer um da população;
 
- Água limpa, fresca, parada, abundante para manutenção de milhões de infestações, todas próximas às residências;
 
- Dutos largos e amplos e protegidos conectados a todas demais infestações disponíveis para e por onde transitar seja para reprodução, seja para expandir-se para infestações em residências especialmente nos períodos chuvosos. (Os Vietnamitas do Norte usaram essa mesma estratégia sob as florestas para minar e vencerem as forças americanas durante a Guerra do Vietnam). Veja:
 


 
Conhecer o inimigo é a primeira coisa que se deve buscar quando se quer realmente vencer uma guerra.

Leia o último e-mail que enviei às autoridades da minha cidade. Mandei para TODOS os Vereadores. Nele eu repasso inclusive o que deve ser feito em termos de pesquisa para a comprovação científica da minha tese que exponho amplamente neste Blog: 

Vereador Antônio Fernando Gomes

Vereador Geraldo Romeu da Costa

Vereador Jaderson Ferreira de Souza

Vereador Magno de Paula

Vereador Márcio Silva

Vereadora Marina Tomé

Vereador Moacir Lopes da Silva

Vereadora Vanda de Souza

Atenção Prezado Vereador(a). 

Estou tentando vender uma idéia. 

Essa idéia não tem preço. É de graça para todos os vereadores desta cidade. Por isso todos os Vereadores recebem esta mensagem que postei no Fale Conosco do site da Câmara e, ainda, enviei à Ouvidoria da Câmara. Democraticamente.

E por que esta idéia não tem preço e está sendo repassada a todos os Vereadores? Os motivos são óbvios. 

Saúde pública! 

Aos Vereadores, peço que vejam o fluxograma e ENCAMPEM e DISSEMINEM a idéia, se possível, transformando num Projeto de Lei. Um projeto de todos para o cumprimento pelo Executivo.

Como é o modus operandi do Aedes Aegypti nas cidades (e isso não é só em Piumhi. É em todas as cidades. Pequenas, médias ou grandes. Do Brasil e do Mundo.

Veja no Fluxograma: 


Depois, ENTENDA por quê os governos em todo mundo não conseguem acabar com o mosquitinho acessando:


Piumhi pode tornar-se famoso no Brasil e no Mundo Inteiro como a cidade que erradicou a Dengue!

Vai depender de vocês todos fazendo gestões junto ao Prefeito para que encampe a idéia.

A idéia é simples: - Fazer uma pesquisa em TODOS os bueiros de Piumhi com a participação de um grupo técnico formado:

a) pelos valorosos mata-mosquitos da vigilância sanitária, que são super-eficientes e que terão a função de inspecionar CADA bueiro anotando nume planilha excel: se tem água retida e se tiver, se na água tem larva do aedes aegypti, além do endereço do bueiro e outras informações de interesse como, se o bueiro tem rebaixamento (como um sifão) feito na sua construção, se tem rachaduras ou buracos que abrigam água parada, se há sintomas de que a manilha não tem o caimento mínimo necessário para que a água escorra naturalmente etc.

b) por representante da Secretaria de Obras, para, após a inspeção técnica dos mata-mosquitos e orientação das anotações das anomalias técnicas de cada bueiro que provocam a retenção de água parada nos bueiros e nas manilhas que ligam cada bueiro, fazerem, a partir das informações finais o planejamento de obras para correção. 

Nota: - As correções somente deverão iniciar APÓS a conclusão da pesquisa, já que informações inconsistentes poderão ser novamente inspecionadas a critério dos pesquisadores. Somente então, após o ENCERRAMENTO da pesquisa, deverão ser providenciadas as obras, e aí, o mais urgente possível, das correções detectadas, já que são elas que aponto como causadoras da Dengue Urbana. Não somente em Piumhi, mas em todas as cidades.

c) por representante do Serviço de Limpeza Urbana, para que providencie a ABERTURA dos bueiros para as providências mencionadas nas alíneas "a" e "b", anteriores valendo para o Serviço de Limpeza Urbana a MESMA recomendação exposta na Nota acima, ou seja, AGUARDANDO o ENCERRAMENTO oficial da pesquisa para então providenciar limpeza nos bueiros ou nas manilhas.

O resultado dessa pesquisa, plotado numa planilha excel, dará para que os pesquisadores constatem: 

1- Quantos bueiros existem na cidade. 

2- Desses, QUANTOS têm água parada.

3- E desses, QUANTOS  têm larvas comprovadas do Aedes Aegypti. 

Por exemplo, caso Piumhi tenha 10.000 bueiros e na hipótese de  haver 20% deles com ÁGUA PARADA, o que dariam 2.000 bueiros e ainda, na hipótese de dentre esses 2.000 10% tiver comprovadamente larvas do Aedes Aegypti, bastará fazer um SIMPLES batimento entre os endereços desses bueiros infestados (todo bueiro tem endereço, que é a Rua e o número da residência mais próxima dele), então, repito, bastará fazer o batimento dessas informações com as informações já detidas nos Postos de Saúde e na Santa Casa das pessoas moradoras de Piumhi que já foram diagnosticadas com a doença DENGUE.

Essa pesquisa e esse batimento comprovará cientificamente a minha tese de que o perigo mora dentro dos bueiros, onde tem água parada, limpa e na sombra. Exatamente do jeito que o mosquito Aedes Aegypti gosta.

Portanto, senhores Vereadores é pegar, ou largar.

O combate ao Aedes Aegypti tem sido eficiente, sem dúvidas. Mas tem sido ineficaz pois, todos os anos recrudesce a Dengue Urbana, prova de que a eficiência não consegue erradicar a doença nem os mosquitos, caracterizando pois, a ineficácia da política de combate e isso em nível municipal, estadual e federal para não dizer mundial. 

O Aedes Aegypti é um mosquito democrático.

Ele não escolhe em quem vai mandar a picadura. E ela pode ser também nos médicos, nos engenheiros, nos funcionários públicos e, também, nos políticos.

Desde 2008 estou lutando sozinho para sensibilizar os Prefeitos que por aqui passaram e também os vereadores. 

No meu Blog estão as provas onde apresento as datas e os emails que já enviei. 

Agradeço a oportunidade e a atenção a esse LONGO email. Mas acredito que se todos encamparem a luta, todos sairão ganhando. Inclusive, politicamente, pois todas as mídias do Brasil e do Mundo cairão sobre vocês caso livrem DEFINITIVAMENTE a cidade do Aedes Aegypti, erradicando a Dengue Urbana em Piumhi.

Obrigado, 

JOSÉ CLÁUDIO BRUNO
PERFIL: José Cláudio Bruno
Piumhi, MG, Brasil
1945. Formado em Administração de Empresas pela Universidade Bennett, Pós-Graduado em Administração Pública pela FGV, Aposentou-se após trabalhar 38 anos. Em Corretoras de Valores, como Operador em Mercado de Capitais na Bolsa de Valores do Rio de Janeiro, 30 anos no SERPRO onde era Analista de Negócios tendo atuado como tal durante 15 anos na área de Atendimento do SERPRO Brasília-DF tendo atuado no atendimento comercial a entidades como o Ibama, Incra, Anvisa, Denatran, Ibama e Exército Brasileiro entre outros clientes do SERPRO
 
O e-mail que enviei ao Prefeito da minha cidade,  de Gestão anterior ao atual após eu mesmo, pessoalmente, ter detectado esse problema na inspeção que fiz em alguns bueiros da galeria pluvial da cidade de Piumhi, em Minas Gerais, resume a minha tentativa de ajudar no combate à Dengue.
 


VEJAM !!!  
A Anvisa de Ribeirão Preto, depois de MUITOS acionamentos meus via bombardeio através de emails, e postagens nos Grupos Facebook da Anvisa, já começa a perceber o que venho falando há anos!


Reproduzo aqui, no top do meu Blog, o email que acabei de enviar ao NOVO Prefeito de Piumhi na tentativa de que, pelo menos, envie uma resposta já que o Prefeito anterior, Marcinho e sua equipe, jamais deram atenção ao que exponho nesse Blog. 

Eis a msg que enviei através do "fale conosco" do Site da Prefeitura de Piumhi. Vamos ver se essa interatividade funciona:

Já resumi no assunto a minha insatisfação com o Governo do Marcinho, sobretudo, pela NÃO RESPOSTA aos inúmeros emails que enviei.

Não-resposta funciona como o próprio menosprezo ao eleitor que votando ou não no candidato eleito tem que ter o respeito para que a Democracia funcione e o candidato eleito seja respeitado e receba ou passe a receber a colaboração dos eleitores, mesmo os que nele não votaram, como foi meu caso.

Sempre procurei ser proativo, embora seja Petista. Não de carteirinha, mas por acreditar que em termos de Brasil, dos males, o menor. 

Por isso quero dar os Parabéns ao Craidinho pela sua eleição e pelas primeiras providências que tem tomado cidade a fora, providências simples, mas que já ficam visíveis para nós, os habitantes.

Gostaria de encaminhar o link do trabalho que fiz sobre a DENGUE e que havia SEM SUCESSO encaminhado ao governo Marcinho POR INÚMERAS VEZES, sem que NINGUÉM de seu governo respondesse. 

Na última semana do governo Marcinho, seu então secretário de Obras, muito gentil, acompanhou-me até o bueiro em frente à minha casa onde lhe mostrei o enorme volume de água PARADA e, onde, conforme demonstra o link que estou anexando, saem os aedes aegyptis do criatório, imeginem, da própria Prefeitura, os bueiros da cidade!!!

Espero que o Craidinho encampe essa descoberta simplória que fiz e que mostro a comprovação em diversas fotos, argumentações e, de quebra, resumo num Fluxograma que pode do Blog ser baixado (arquivo Rtf) além de apontar o que deve ser feito em termos de pesquisa e batimento de cadastros (pesquisa nos bueiros versus dados dos que contrairam Dengue detidos pelos Postos de Saúde da Cidade. 

Se o Craidinho comprar essa "briga" e for nessa direção que sugiro, tenho a certeza que ERRADICARÁ a Dengue Urbana de Piumhi e será alavancado por toda a mídia brasileira e até mundial como o "Prefeito que erradicou a Dengue Urbana".

É esse o papo que tenho a levar com o Prefeito e que podemos reduzir e evitar uma ida pessoal que só tomaria tempo.

Basta que visitem o Blog no qual, no início, tem email do Ouvidor do SUS me dando posição do Processo que mandei para o Governo Federal face ao desprezo do governo municipal anterior ante o trabalho que fiz para colaborar com minha cidade natal.

Portanto, É pegar ou largar, porque pode demorar mas o Governo Federal fará a pesquisa que proponho. 

Podemos sair na frente!

Vai depender do Craidinho.

Um abraço a todos.

Obrigado.

José Cláudio Bruno.

Nota: - A picadura do aedes aegypti pode atingir qualquer um. Até funcionários públicos municipais, agentes de  saúde e técnicos e dirigentes da Secretaria de Obras.  O aedes aegypti, nesse ponto, é um mosquito democrático...
 


O tema abaixo foi encaminhado oficialmente por mim ao Governo Federal através do site do SUS.

O andamento do processo está sendo feito pela Ouvidoria do SUS conforme abaixo:


de: ouvidorsus@saude.gov.br
para: PISCINAINFINITA@gmail.com
data: 18 de abril de 2013 14:15
assunto: OuvidorSus: Aviso!
enviado por: saude.gov.br

MENSAGEM DE ACOMPANHAMENTO DA DEMANDA


PREZADO(A) SR(A) JOSÉ CLÁUDIO BRUNO,


REGISTRAMOS SUA DEMANDA SOB PROTOCOLO 738345 E ENCAMINHAMOS PARA SECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE - SVS/MS


SEUS DADOS PESSOAIS SERÃO RESGUARDADOS QUANDO SOLICITADO OU NOS CASOS QUE ACHARMOS CONVENIENTE, PARA SUA MAIOR SEGURANÇA.


CASO QUEIRA ACRESCENTAR NOVAS INFORMAÇÕES OU ALTERAR DADOS DO REGISTRO EFETUADO, POR FAVOR ENTRE EM CONTATO COM O NOSSO SERVIÇO DE OUVIDORIA.


ATENCIOSAMENTE,


OUVIDORIA DO SUS


MENSAGEM AUTOMÁTICA. NÃO RESPONDA ESTE E-MAIL.


OUVIDORIA GERAL DO SUS 

MINISTÉRIO DA SAÚDE 
SETOR DA ADMINISTRAÇÃO FEDERAL (SAF) SUL 
QUADRA 2 LOTES 05/06 ED. PREMIUM TORRE I 
3º ANDAR SALA 305 
70070-600, BRASÍLIA-DF, 136
 
From: tioburuno@hotmail.com To:controladoria@prefeitura.piumhi.mg.gov.br; faleconosco@prefeiturapiumhi.mg.gov.br; controladoria@prefeiturapiumhi.mg.gov.br CC:cgdi@saude.gov.br;editora.ms@saude.gov.br; anvs@saude.gov.br;falecomfns@saude.gov.br; uefis.ms@saude.gov.br;imprensa@saude.gov.br; conasems@saude.gov.br;cns@saude.gov.br; se@saude.gov.br;ccs@ccs.saude.gov.br; sgtes@saude.gov.br;auditoria@saude.gov.br; fiocruz@fiocruz.br;adriana-almada@hotmail.com; ponto.ponto@hotmail.com; pedro.rezende@camarapiumhi.mg.gov.br

Subject: Dengue em Piumhi.
Date: Tue, 11 May 2010 00:42:19 +0000

Prefeito Marcinho. Como o problema que aponto no e-mail anteriormente encaminhado a V.Sa. pode não ser um problema particular do nosso município mas um problema global de todos os municípios brasileiros estou extendendo o assunto aos diversos órgãos de saúde federal para análise investigativa da possibilidade de infestação em plena via pública.

Nesta oportunidade relembro que o grande e esquecido Oswaldo Cruz foi alvo de muita crítica no início do século passado e que o castigo veio à cavalo...

Muito obrigado pelas providências investigativas de minha denúncia.

É o mínimo que se espera das autoridades num momento em que a mídia acaba de anunciar ter dobrado o número de ocorrências da Dengue no Brasil.

Obrigado.

José Cláudio Bruno
 
 
A solução para tal problema é trabalhosa porém simples.
 
 Requer treinamento de equipes que combinem a ação do pessoal da Vigilância Sanitária encarregado do combate à Dengue com o pessoal da equipe de obras de forma a providenciar e inspecionar sistematicamente  a limpeza e o realinhamento e nivelamento adequado dos bueiros das galerias pluviais de forma a garantir o fluxo constante SEM PARADAS das águas.
 
As políticas adotadas até agora pelas Prefeituras com campanhas visando eliminar o mosquito da Dengue estão corretas. Piumhi mesmo faz o correto no que diz respeito à prevenção nas residências.
 
O vídeo a seguir é a prova de que a Prefeitura busca como meta o "Dengue Zero". 
 



Porém para isso, a Prefeitura daqui e as demais de todo o Brasil não podem permanecer viabilizando e fomentando infestações em seu próprio sistema de CANALIZAÇÃO de águas pluviais capilarizado por toda a cidade com bueiros cheios de água estagnada exatamente nas portas das residências fiscalizadas!

Basta inspecionar para constatar conforme fotos abaixo.
 
 
Este bueiro é na Rua Santo Antônio, uma rua íngrime que não justifica pelo seu alto grau de desnível ter água acumulada em bueiros. Mas reparem o VOLUME de água limpa, PARADA e na sombra: (!)
 

Esse foi o sentido que procurei dar aos e-mails que encaminhei ao Poder Executivo Municipal de Piumhi e aos demais municípios, esses mais recentes, que enviei, à medida em que assistia nos Jornais das Televisões reportagens de epidemias nesses municípios. Enviei inclusive a órgãos de instância federal e de outros estados brasileiros conforme se segue:
--------------------------------------------------------------------------------
OS EMAILS ABAIXO DEMONSTRAM MINHA INSISTÊNCIA
NA BUSCA DE PARCEIROS PARA ADOÇÃO DA TESE QUE DEFENDO COMO BANDEIRA PARA O COMBATE À DENGUE E QUE INFELIZMENTE, ATÉ O MOMENTO, DEU EM NADA!
 
From: tioburuno@hotmail.com

To: adriana-almada@hotmail.com

CC: ponto.ponto@hotmail.com; sac@far.fiocruz.br; rosane@fiocruz.br; pdtspteias@fiocruz.br; pdtsp@fiocruz.br; micheli@fiocruz.br; isantos@ensp.fiocruz.br; andredaher@gmail.com; ana@cpqrr.fiocruz.br; acir@senador.gov.br; aecio.neves@senador.gov.br; aloysionunes.ferreira@senador.gov.br; alvarodias@senador.gov.br; ana.amelia@senadora.gov.br; ana.rita@senadora.gov.br; angela.portela@senadora.gov.br; anibal.diniz@senador.gov.br; antoniocarlosvaladares@senador.gov.br; armando.monteiro@senador.gov; benedito.lira@senador.gov.br; blairomaggi@senador.gov.br; casildomaldaner@senador.gov.br; cicero.lucena@senador.gov.br; ciro.nogueira@senador.gov.br; clesio.andrade@senador.gov.br; cristovam@senador.gov.br; cyro.miranda@senador.gov.br; delcidio.amaral@senador.gov.br; demostenes.torres@senador.gov.br; eduardo.amorim@senador.gov.br; eduardo.braga@senador.gov.br; eduardo.suplicy@senador.gov.br; ecafeteira@senador.gov.br; eunicio.oliveira@senador.gov.br; fernando.collor@senador.gov.br; flexaribeiro@senador.gov.br; francisco.dornelles@senador.gov.br; garibaldi@senador.gov.br; gilvamborges@senador.gov.br; gim.argello@senador.gov.br; gleisi@senadora.gov.br; humberto.costa@senador.gov.br; inacioarruda@senador.gov.br; itamar.franco@senador.gov.br; ivo.cassol@senador.gov.br; jarbas.vasconcelos@senador.gov.br; jayme.campos@senador.gov.br; joao.alberto@senador.gov.br; joaodurval@senador.gov.br; joaopedro@senador.gov.br; joaoribeiro@senador.gov.br; j.v.claudino@senador.gov.br; jorgeviana.acre@senador.gov.br; jose.agripino@senador.gov.br; gab.josepimentel@senado.gov.br; sarney@senador.gov.br; katia.abreu@senadora.gov.br; lidice.mata@senadora.gov.br; lindbergh.farias@senador.gov.br; lobaofilho@senador.gov.br; lucia.vania@senadora.gov.br; luizhenrique@senador.gov.br; magnomalta@senador.gov.br; crivella@senador.gov.br; maria.carmo@senadora.gov.br; marinorbrito@senadora.gov.br; mario.couto@senador.gov.br; marisa.serrano@senadora.gov.br; martasuplicy@senadora.gov.br; mozarildo@senador.gov.br; paulobauer@senador.gov.br; paulodavim@senador.gov.br; paulopaim@senador.gov.br; simon@senador.gov.br; pedrotaques@senador.gov.br; randolfe.rodrigues@senador.gov.br; renan.calheiros@senador.gov.br; ricardoferraco@senador.gov.br; roberto.requiao@senador.gov.br; rollemberg@senador.gov.br; romero.juca@senador.gov.br; sergiopetecao@senador.gov.br; valdir.raupp@senador.gov.br; vanessa.grazziotin@senadora.gov.br; vicentinho.alves@senador.gov.br; vital.rego@senador.gov.br; waldemir.moka@senador.gov.br; pinheiro@senador.gov.br; wellington.dias@senador.gov.br; wilson.santiago@senador.gov.br; dep.vicentinho@camara.gov.br; svs@saude.gov.br; tarleyls@hotmail.com; contato@avide.com.br; gestor.ti@riopreto.sp.gov.br
Subject: Foto da semana.
 

















 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


Date: Wed, 1 Jun 2011 18:10:18 +0000
Adriana:

ncaminho a foto que tirei de um bueiro daqui de Piumhi onde tem água limpa, parada, e, obviamente, na sombra, refletindo a imagem do autor do trabalho que denuncia o "modus operandi" do mosquito da dengue e pode ser acessado no link:



http://tioburuno.blogspot.com/2010/05/bueiros-retendo-agua-e-as-prefeituras.html



Nesse trabalho demonstro que são os bueiros das cidades a principal fonte de infestação do Aedes Aegypti, o mosquito causador da Dengue Urbana e que por não serem alvos das autoridades provocam ciclicamente a cada verão o recrudescimento dos surtos e das epidemias de Dengue em nossas cidades.



Se querem acabar com a Dengue Urbana nas cidades basta nivelar os bueiros para que as águas pluviais sigam o seu curso até os córregos sem promoverem as cíclicas infestações bem debaixo de nossos pés e nas portas das residências.



Portanto, prezada jornalista Adriana, do Jornal Ponto. de Piumhi, Minas Gerais. A mim coube a

oportunidade de constatar, pesquisar e confirmar que aqui em nossa cidade existe infestações do Aedes Aegypti dentro dos bueiros. Constatei tais possibilidades ainda em Belo Horizonte e ainda em Ribeirão Preto cidades que visitei e não deixei de olhar alguns bueiros cheios de água parada.



À prezada jornalista, cabe em minha opinião fazer uma reportagem investigativa na cidade e verificar se o que ora denuncio é ou não pertinente e publicar e dar a maior dimensão possível, caso você também constate o que estou apontando.



Ao Prefeito da cidade, cabe determinar rigorosa inspeção nos bueiros por uma comissão de representantes das secretarias de Limpeza Urbana (para abrir os bueiros), Vigilância Sanitária (para inspecioná-los e recolherem amostras das águas para constatação ou não da presença do mosquito transmissor da Dengue) e à Secretaria de Obras para fechar os buracos e os rebaixamentos existentes nos bueiros para que as águas pluviais não mais FIQUEM retidas e sigam seu curso que foi planejado e que por erros de engenharia ou mesmo por abalos do solo pelo alto tráfego de veículos propiciaram a retenção de água, parada, na sombra, bem do jeito que o mosquito precisa e gosta.



Numa segunda etapa, a Prefeitura, com base nas anotações em uma simples planilha poderá (e para mim será um dever) levantar estatisticamente os dados anotados dos bueiros infestados (inclusive dos endereços dos bueiros), para IMEDIATO cruzamento com os endereços das pessoas que procuraram os postos de saúde da cidade e nas quais a Dengue efetivamente foi constatada.



Com essa medida simplória, cada Prefeitura de cada cidade poderá fazer ao mesmo tempo o mapeamento dos bueiros, das infestações, a correção dos bueiros e com o cruzamento com as informações já detidas pelos postos de saúde comprovar a minha tese de que o perigo mora nos bueiros da cidade.



Muito obrigado.



JOSÉ CLÁUDIO BRUNO

Piscina Infinita

É a sua piscina elevadª ao infinito

http://www.piscinainfinita.com.br





--------------------------------------------------------------------------------
From: tioburuno@hotmail.com

To: ap.cobra@terra.com.br

CC: ouvidoria@crea-rj.org.br; ouvidoria@crea-mg.org.br

Subject: Infestações nos bueiros das cidades, a CAUSA da Dengue!

Date: Sun, 10 Apr 2011 23:46:24 +0000

Meu amigo e Engenheiro Cobra,

Primeiro, quero agradecer o seu interesse em disseminar o meu Blog que trata da descoberta que considero ter feito da CAUSA da Dengue.

Considerei a manifestação do Professor do IB-UNICAMP inócua em resposta a uma das suas divulgações que gentilmente de certa forma até se expondo tem feito do meu trabalho por também acreditar na lógica que é a minha própria “tese” de que o perigo está é nos bueiros...

Já as manifestações do André, essas sim, se coadunam com o que venho batendo no meu Blog, porém sem o eco e as adesões proativas que desejaria..

O professor Prof. Dr. Carlos Fernando S. Andrade do IB-UNICAMP "lamenta" e refere-se ao assunto com o termo "essa é velha" parecendo preocupado mais com a primazia de quem descobriu algo (mesquinharia muito comum no meio acadêmico) do que com o interesse de acabar com a Dengue Urbana que, apesar de sua conclusão de o que mostro no meu Blog não ser nenhuma novidade permanece também sujeito a levar uma picadura do mosquito que pode estar dentro do bueiro na porta da casa dele...

Eu estava até então tentando repassar para entidades de saúde, ligadas diretamente ao combate à DENGUE a descoberta que fiz por observações diretas na minha cidade. Tentei o Prefeito daqui que nem respondeu, tentei a Fiocruz que, centrada nos aspectos biológicos do Aedes Aegypti e da própria doença DENGUE também descartou a minha "tese" sobre a verdadeira CAUSA da dengue urbana.

Eu sou administrador de empresas e também me credenciei em administração pública conforme você testemunhou. Quero ser prático, apenas, repassando o que estou percebendo para órgãos ou pessoas que possam (como você) encampar a idéia e dar eco a ela.

Já vi que mato acadêmico-biológico não vai sair cachorro... Só mais mosquito, até para que eles sobrevivam em suas pesquisas como mostra a resposta da Fiocruz que coloquei no meu Blog.

Com a entrada do inverno e período de seca, o mosquito vai se “hibernar” nos bueiros das cidades, contando ainda com as águas que, como muito bem disse o André no e-mail abaixo, as pessoas permanecem jogando nos bueiros ao lavarem as calçadas das ruas. E, no próximo verão, tudo começa de novo e assim não é possível!!!

Vou partir então para encaminhar esse assunto ao CREA, que, em última análise, responde pela qualidade da engenharia no nosso país e é, acredito, o órgão que pode resolver, se agir proativamente, esse problema através de orientações e até determinações para revisão dos bueiros pelas construtoras responsáveis contratadas pelas Prefeituras e até (recomendável e esperável) estabelecimento de rigorosa norma ESPECIAL a ser amplamente divulgada e que garanta e obrigue às construtoras contratadas por serviços públicos municipais a construção de bueiros devidamente nivelados com as manilhas por onde correm as águas pluviais, além, é claro, dos índices mínimos de inclinação que garanta os escoamentos e impeçam a estagnação das águas pluviais.

Isso, simplesmente, erradicará a dengue urbana pois o que descobri é que em todas as cidades existe acúmulo de água nos bueiros,(A CAUSA) enquanto as ações de combate à dengue preocupam-se APENAS com as infestações DECORRENTES (efeitos) nas residências.

O que acontece de fato em nosso país é que as Prefeituras juntamente com as construtoras e os órgãos fiscalizadores, CREAS inclusos é que são os responsáveis pela construção das redes e galerias pluviais das cidades, onde o mosquito se instalou e é colocado nas portas das residências da população, inclusive dos engenheiros das construtoras e dos CREAS, ouvidores, inclusos.

Estamos acostumados a ver intervenções do CREA em situações de erros de engenharia e até de desastres.

Quem sabe, o CREA não usa esta oportunidade que transmito agora para fazer uma intervenção-monstro em todos os seguimentos em que atua, IMPONDO rigor nas normas de instalação de tudo por onde corre água (calhas inclusas) e principalmente para as grandes construtoras que atual no mercado de obras para as Prefeituras? O CREA será alvo de aplauso de toda a população e terá sua recompensa na mídia não tenho dúvidas.

Então é pegar, ou largar.

Solicito então aos ouvidores do CREA do Rio de Janeiro e de Minas Gerais que recebem esta cópia de e-mail a reenviá-lo aos seus demais colegas ouvidores dos demais CREAS REGIONAIS.

E Convido consequentemente os amigos engenheiros e arquitetos dos CREAS REGIONAIS a ler meu Blog

http://tioburuno.blogspot.com/2010/05/bueiros-retendo-agua-e-as-prefeituras.html

onde está o “resumo da ópera” (inclusive este e-mail) e ainda um vídeo que mostra não como Cingapura resolveu o problema da Dengue mas como os pequeninos vietnamitas venceram os gradalhões e belicosos fuzileiros navais americanos: - exatamente como os aedes aegypti estão ganhando a guerra da dengue no Brasil. Em túneis, debaixo do cenário da guerra.

Então, é pegar, ou largar e levar uma picadura do mosquito o qual não escolhe sua vítima que pode ser pobre, rico, culto, burro, cientista, burocrata ou idiota.

que ajudem a despertar nosso país para uma ação simples que pode redundar na erradicação que é o nivelamento dos bueiros para que a água pluvial ali não se acumulecomo de fato acontece.

Não estou em busca de notoriedade.

Enquanto isso, o Osvaldo Cruz deve permanecer se revirando no túmulo, cada vez mais puto da vida...

A solução para o problema da DENGUE, portanto não sairá dos laboratórios biológicos. De lá sairão vacinas contra a DENGUE.

A solução está mais para engenharia civil. Só arrumar os bueiros e deixar a água correr.

Deixa comigo que, agora, vou encaminhar o assunto POR CÓPIA ao CREA que pode encampar a briga e DETERMINAR a rigorosa fiscalização das obras das galerias pluviais já realizadas e das planejadas de forma que os tais rebaixamentos voluntariamente construídos em bueiros e os existentes por defeitos de construção sejam eliminados. Afinal, o aedes aegypti não livra a cara de ninguém. Nem de engenheiros...

A DENGUE URBANA então será erradicada.

JOSÉ CLÁUDIO BRUNO
Piscina Infinita
É a sua piscina elevadª ao infinitohttp://www.piscinainfinita.com.br/

-------------------------------------------

Date: Sun, 10 Apr 2011 15:33:29 -0300

From: ap.cobra@terra.com.br

To: tioburuno@hotmail.com

Subject: Fw: Fwd: bocas de lobo e o aedes aegypti



Bruno,

Eis a resposta do seu email que enviei ao Procurador Geral do Município de Piracicaba e ele, por sua vez enviou à Secretaria responsável. Creio que ja lhe mandei cópia sobre isso. Enfim, é para v. tomar conhecimento e ver que parece que a coisa está andadando.
Grande abraço, Nivo.

-------Mensagem original-------
De: Sergio
Data: 9/4/2011 14:48:17
Para: Nivo Pedro Cobra
Assunto: Fwd: bocas de lobo e o aedes aegypti

Dr. Nivo,
Veja a resposta ao seu encaminhamento.
Abs
Sérgio
Enviado via iPhone

Início da mensagem encaminhada
De: arossetto@piracicaba.sp.gov.br

Data: 8 de abril de 2011 14h45min23s BRT

Para: sbissoli@terra.com.br

Assunto: bocas de lobo e o aedes aegypti
ola bissoli

eu vi o material sobre as bocas de lobo

procurei os trabalhos dos pesquisadores na malasia e outros dentro da literatura cientifica, revistas e artigos e ateh enviei copia do seu e-mail para

meu professor e pesquisador Prof. Dr. Carlos Fernando S. Andrade

do IB-UNICAMP para aconselharmos sobre o assunto, ele me respondeu:

Positivo, André.

E lamento dizer, que essa é velha !

Veja anexado o trabalho desses caras da Malásia, na Dengue Bulletin de 2007.
No final, eles mencionam:
"Vythilingam et al.[17] also reported that Ae. aegypti in the field is able to lay

eggs in outdoor drain water. Hence, dengue vector control measures should now target the concrete drain system as well, being a potential source of Aedes breeding. In this study, we did attempt to detect the presence of Aedes breeding in the drains under field conditions but it was not possible because most portion of the drainage system was covered with concrete slabs. In Singapore, preventive dengue control measures include larviciding of drains in the residential sites, as Ae. aegypti and Ae. albopictus have been consistently found breeding in the drains (Rama Chandramogan, SWRO-NEA, per. comm.). "

Ou seja... Em Cingapura já se faz o controle nos bueiros há muito tempo.

Eu sabia também que isso acontecia na Colombia. E lá, ou o pessoal mudou o fundo da "boca-de-lobo" para não guardar mais água, ou aplicaram copépodos... Se eu achar o trabalho, te mando..
Forte abraço,

apos essa resposta, enviei um e-mail para sucen- superintendencia de controle de endemias regional de campinas, solicitando da diretoria de combate a vetores uma posição sobre medidas de controle sobre as galerias de águas pluviais estou no aguardo assim q tiver mais substancia para uma opiniao entro em contato por enquanto, acredito realmente que exista risco de proliferação nessas galerias uma vez que recebem águas de chuva e ainda pelo péssimo hábito da população em varrer as calçadas com o esguicho.
abraço, andré

To: mlisboa@icict.fiocruz.br

CC: rferrari@icict.fiocruz.br; csena@icict.fiocruz.br; rcarvalho@icict.fiocruz.br;  rrosa@icict.fiocruz.br

Subject: Dengue. Um mosquito democrático.
Date: Sun, 3 Apr 2011 01:00:51 +0000

Prezada Márcia Lisboa, Editora

Peguei seu e-mail no site da Fiocruz. Sobre o assunto que atribuí a e-mail e o caráter "democrático" do mosquito acho que não preciso explicar.

Mas vamos lá: - a picadura do Aedes Aegypti pode atingir pobres e pessoas que ignoram o mundo biológico e científico que envolve esse tema e que a Fiocruz certamente domina. Mas o mosquitinho danado pode também acertar até gente da Fiocruz...

Somente estou lhe escrevendo para que você entre no meu Blog onde concentrei tudo que escrevi sobre a causa da Dengue, incluindo contato que fiz com a Fiocruz onde você trabalha e que DESCARTOU entrar no mérito da descoberta que ACHO que fiz por não ter a mesma a ver com o foco estritamente biológico da Fundação.

Ora, convenhamos, isso não interessa. Se a causa não está na descoberta da vacina para a Dengue eu não tenho culpa.

Hoje vi um dirigente da Fiocruz (Antony Érico cujo e-mail não achei) fazendo menção à uma causa que há muito vem sendo apontada como vilã ou única vilã.

As infestações domésticas. Dias atrás a própria TV Globo começou a "raspar o mingau pela beirada" quando apresentou reportagens pontuais sobre locais pontuais abandonados de responsabilidade dos governos e que estavam com infestações.

Até uma piscina. Essa constatação passou perto da causa maior que acho ter descoberto também de responsabilidade dos governos municipais e que pode de forma bastante simplória ser resolvida.

Falo disso (e como) no meu blog.

No entanto, o recrudescimento anual da dengue e, pior, o recrudescimento das epidemias, demonstram que a causa permanece.

E esse recrudescimento, na minha modesta opinião é justamente por causa DA CAUSA que aponto. No meu Blog. Por isso, pediria para que lesse todos os documentos que coloquei no meu Blog e também a minha tese sobre a causa. Se achar razoável, mande para quem de direito, alguém da Fiocruz que não esteja como o foco no umbigo, se é que me entende.

Um toque do Presidente da Fio Cruz no ouvido do Ministro da Saúde pode, em pouco tempo, erradicar a Dengue Urbana no Brasil e servir de paradigma para a erradicação no mundo.

Seus colegas do Portal, que suponho jornalistas ou afins, já que a profissão de jornalista foi detonada, estão recebendo cópia.

Vocês, em conjunto, poderão avaliar a minha tese entre aspas (nada científica, claro) e julgarem se tem fundamento.

Tendo, será omissão se não apoiarem e mandarem para que a hipóstese seja comprovada.

Se for, o caminho será o que sugeri para a Prefeitura de onde moro. Eu tentei mandar meu blog para o pessoal científico da Fiocruz.

Eles responderam. Confiram o que disseram... Isso é que eu chamo sair pela tangente.

Meu blog pode ser acessado clicando em http://tioburuno.blogspot.com/2010/05/bueiros-retendo-agua-e-as-prefeituras.html

Márcia Lisboa e demais colegas do Portal.

Todos nós DEVEMOS alguma ação proativa ao Oswaldo Cruz que deve estar se revirando no túmulo com a omissão de tantas cabeças pensantes...

Eu fiz minha parte. Agora "a bola" tá com você. Seja ousada.

Estamos na era da mulher! Mande isso prá frente! Pra quem você julgar seja também ousado(a).

Da mesma forma como foi ousado o sujeito que dá não só o nome ao local que você trabalha como a oportunidade do próprio emprego a você e seus colegas aí da redação... Peguei pesado?

Desculpe então por isso...

(Este e-mail também vai para meu Blog).

Com toda consideração, JOSÉ CLÁUDIO BRUNO
 Webmaster do site
 http://www.piscinainfinita.com.br/

From: tioburuno@hotmail.com To: contato@avide.com.br  CC: smecpadua@ig.com.br; secplanpadua@brasilvision.com.br; gabinete@prefeiturapiumhi.mg.gov.br;  sapadu@ig.com.br; sapadua@ig.com.br; rafaellyons@hotmail.com; rabellogui@gmail.com;  procuradoria_padua@hotmail.com; obras@prefeiturapiumhi.mg.gov.br;  obraseservicos@prefeiturapiumhi.mg.gov.br; lucsectur@yahoo.com.br; fazenda.padua@hotmail.com;  faleconosco@prefeiturapiumhi.mg.gov.br; esportes.padua@yahoo.com.br;  controladoria@prefeiturapiumhi.mg.gov.br; controladoria@prefeitura.piumhi.mg.gov.br;  fazenda.padua@ig.com.br; angelo_figueiredo2@hotmail.com; agricultura.padua@gmail.com;  moacirsbatista@hotmail.com; lh.arantes@ig.com.br; jccaram@yahoo.com.br; inoxpiumhi@yahoo.com.br;  ikeepm66@hotmail.com; lccollino@uol.com.br; hjrmenezes@yahoo.com.br; henrique@pmradv.com.br;  feliciophoenix@hotmail.com; edilson.cruz@cdlbh.com.br; criarmartins@uol.com.br; piumhi@ccaa.com.br;  vesoares3@hotmail.com; tiagopiumhi@hotmail.com; rosegabriel@terra.com.br; ptc@netdirect.com.br;  ptc@ptc.com.br; piumhitenisclube@gmail.com; piumhinatv@yahoo.com.br; pesilvabarros@hotmail.com;  perpetua@camarapiumhi.mg.gov.br; ninapolcaro@oi.com.br; svs@saude.gov.br; jornalismo@saude.gov.br;  micheli@fiocruz.br; sac@far.fiocruz.br; rosane@fiocruz.br; pdtspteias@fiocruz.br; pdtsp@fiocruz.br; isantos@ensp.fiocruz.br; andredaher@gmail.com; ana@cpqrr.fiocruz.br

Subject: Dengue. O perigo mora nos bueiros das cidades!

Date: Wed, 23 Mar 2011 14:24:46 +0000

Prezado Marcos Roig. Sou de Piumhi-MG cidade do interior de Minas Gerais, próximo à Serra da Canastra onde nasce o Rio São Francisco. Morei anos aí no Rio. Estudei no Colégio Pedro II e fiz faculdade no Bennett.

Tomei conhecimento da ONG - Associação de Vítimas da Dengue (AVIDE) que você fundou e sobretudo da perda de seu filho atingido pela Dengue, isso através de um amigo meu do Rio de Janeiro cujo e-mail você poderá ler logo a seguir.

Quero me solidarizar com você primeiramente pela lamentável perda. Mas também pela sua iniciativa criando a associação.

As coisas num país somente são solucionadas quando emergem do povo.

É como um vulcão. Inexorável quando no momento certo e único. Explode MESMO. Por isso acredito no processo revolucionário DE BAIXO PARA CIMA e não nas "revoluções" entre aspas como a que originou nossa ditadura militar e outras pelo mundo a fora. Tais intervenções são sempre elitistas e não resolvem o problema do povo que pode ser resumido em uma só coisa: - a oportunidade.

Eu também, embora não tenha sofrido perda tão irreparável como a que você sofreu, estou na batalha contra o mosquito da dengue. Já faço isso há mais de 14 anos por incrível que possa parecer. Recentemente, DESCOBRI a causa das principais infestações do mosquito e o motivo da INEFICÁCIA do combate que é feito apenas eficientemente pelo pessoal da Vigilância Sanitária.

Tentei contato formal com o pessoal da FIOCRUZ para apresentar a minha tese (nada científica mas verdadeira) sobre a CAUSA. Mas a burocracia tecnocrata levou o pessoal a descartar qualquer exame do que apresentei e me indicaram outra instância com o argumento de que o foco científico daquela instituição era puramente biológico e a causa que eu apresentava fugia do foco deles.

Você poderá ler a resposta deles que armazenei num Blog que convido você e todos os seus amigos já associados a entrar, examinar, criticar, opinar e, se for o caso, incorporarem como de vocês a argumentação que apresento para que tenhamos força para mudar, via pressão sobre as autoridades, o estado das artes atual de todas as cidades brasileiras relativamente à causa que descobri e que aponto de forma conclusiva no meu Blog.

Assim, envio-lhe o meu abraço solidário, o endereço do Blog e a iniciativa que tomei recentemente através do e-mail (já está no Blog) que mandei para as autoridades da cidade de Santo Antônio de Pádua no Estado do Rio de Janeiro que padece de epidemia e foi motivo de reportagem no Jornal Nacional. Blog:

 http://tioburuno.blogspot.com/2010/05/bueiros-retendo-agua-e-as-prefeituras.html

JOSÉ CLÁUDIO BRUNO From: mv.arantes@hotmail.com To: tioburuno@hotmail.com Subject: RE: Dengue. O perigo mora nos bueiros da cidade! Date: Wed, 23 Mar 2011 07:42:46 +0300 O princípio de uma epidemia é matéria de quase todos os jornais de hoje. Estava ouvindo hoje a Band News elá estava o Marcos Roig. Ele perdeu um filho com a doença e fundou uma ONG - Associação de Vítimas da Dengue (AVIDE). O site é http://www.avide.com.br/ Você que faz um bom trabalho "botando a boca no trombone" também, caso queira fazer contato com eles o mail é contato@avide.com.br Um abraço e parabéns por essa iniciativa Marcus From: tioburuno@hotmail.com To: receita@prefeiturapiumhi.mg.gov.br CC: alto@netpiumhi.com.br; altojornal@gmail.com; radioaltofm87@hotmail.com; topoweb@topoweb.com.br; ponto.ponto@hotmail.com; adriana-almada@hotmail.com; reportercriscosta@gmail.com; piumhinatv@yahoo.com.br; gabinete@prefeiturapiumhi.mg.gov.br; faleconosco@prefeiturapiumhi.mg.gov.br; obraseservicos@prefeiturapiumhi.mg.gov.br; controladoria@prefeiturapiumhi.mg.gov.br; obras@prefeiturapiumhi.mg.gov.br; svs@saude.gov.br; serys@senadora.gov.br; marinorbrito@senadora.gov.br; vanessa.grazziotin@senadora.gov.br; ana.rita@senadora.gov.br; jornalismo@saude.gov.br Subject: Dengue. O perigo mora nos bueiros da cidade! Date: Mon, 21 Mar 2011 20:21:55 +0000 Prezada Marísia, A dengue começa a mostrar a sua cara aqui em Piumhi. Meu vizinho bem aqui no centro de Piumhi, o Zezão, dono da concessionária da Volks me disse ter sido contaminado com Dengue na semana passada justamente quando lhe mostrava o bueiro defronte nossas casas, cheio de água parada. A Tatiana, advogada que esteve hoje conversando com você aí na Prefeitura, está com sintomas de Dengue: - febre de trinta e oito e meio, dores no corpo, nas articulações. Não tenho as estatísticas dos postos de saúde. Mas a cidade pode estar com índices elevados de Dengue. Ressalte-se que isso ocorre bem no centro e na parte teoricamente mais urbanizada da cidade. Ato contínuo, fui lá no posto médico (abaixo da Delegacia de Polícia) e conversei, na hora do almoço, com vários dos funcionários da Vigilância Sanitária lá presentes sobre a minha teoria de que o perigo (as infestações em larga escala) estão é nos bueiros e não somente nos locais tradicionais que a Prefeitura combate eficientemente com nos ralos, pneus, caixas d'água, vasos de plantas etc e até tampinhas de garrafas Pet de nossas casas. No entanto, é notória a ineficácia se levarmos em conta o objetivo do combate que é a erradicação da dengue urbana em Piumhi. Medidas não faltam. Estamos todos nós, agora, sujeitos a receber notificações e até multas em caso de a população não se alinhar ao combate ao mosquito e na manutenção da limpeza de nossas residências e lotes. Tudo correto. Existe eficiência. Mas sabe-se que até empresas eficientes podem ser ineficazes e assim, falir. Basta que se despreze um segmento de atuação necessária para que a eficiência conviva com a ineficácia. Pelo que descobri, inspecionando por minha conta vários bueiros da cidade (os quais fotografei e estou mostrando no meu Blog que convido você visitar abaixo) o fato concreto é que enquanto as Prefeituras nos prescrevem e cobram colaboração e até ações da população, ela própria, coloca em nossas portas, nos bueiros das águas pluviais, grandes volumes de águas limpas RETIDAS nos ressaltos desses bueiros e com prováveis e certamente volumosas infestações do Aedes Aegypti o qual, aí sim, (mera questão de ordem) migra para as residências reativando anualmente o ciclo das infestações. Eis o que rotulo de ineficácia. Confira minha argumentação no site: http://tioburuno.blogspot.com/2010/05/bueiros-retendo-agua-e-as-prefeituras.html Todos os funcionários da Vigilância Sanitária de Piumhi concordaram, com a minha argumentação e ainda disseram que naquele beco onde mora a viúva do Zé Roberto, da Radio, tem um bueiro, mal construído, que mantém 1 metro de altura de água parada, ou seja, na sombra, do jeito que o mosquito gosta. Esse bueiro já é regularmente inspecionado por eles e sempre são detectadas larvas do Aedes Aegypti. Nos e-mails que enviei à Prefeitura sugeri verificação sistematizada e mapeada (numa planilha excel) para determinar o percentual de infestações que existem nos bueiros, isso através das três secretarias Vigilância Sanitária, Obras e Limpeza Urbana que fariam sequencialmente a seguinte rotina: a) abertura do bueiro, b) coleta de amostras da água (Vigilância Sanitária) ; Exame e diagnose das amostras coletadas. c) limpeza do bueiro (Limpeza Urbana) d) nivelamento do bueiro retirando ressaltos e desnivelamento e até refazendo se for o caso (Secr.Obras). e) lançamento dos dados numa planilha excel a situação de cada bueiro se infestado ou não. Feito isso, bastará CRUZAR os locais infestados com as ocorrências de DENGUE da cidade (via postos de saúde e Santa Casa) e a Prefeitura de Piumhi terá composto um trabalho pioneiro de diagnose e principalmente de ERRADICAÇÃO da Dengue Urbana, pois TODAS as demais cidades do país (e de várias partes do mundo) têm o mesmo problema: - Infestações nos bueiros que RETÉM água por desnivelamento. Tudo que o mosquito gosta: - água limpa e na sombra. Comprovado essa tese, teremos a oportunidade de erradicar a dengue urbana em nossa cidade o que servirá de paradigma para as demais cidades do país e até do mundo. Peço fazer chegar este e-mail ao Prefeito Marcinho que tenho a certeza encampará a idéia. Ficarei aguardando um retorno da Prefeitura sobre as ações já que, até agora, não recebi qualquer feed-back de nenhum dos e-mails da Prefeitura aos quais enviei mensagem e endereço do Blog sobre esse assunto. Este e-mail será publicado no próprio Blog acima para que fique registrada mais uma comunicação minha na tentativa proativa de colaborar com a Prefeitura. Muito obrigado. JOSÉ CLÁUDIO BRUNO WebMaster do site: http://www.piscinainfinita.com.br/










 


From: tioburuno@hotmail.com
 To: controladoria@prefeitura.piumhi.mg.gov.br; faleconosco@prefeiturapiumhi.mg.gov.br; controladoria@prefeiturapiumhi.mg.gov.br

CC: altojornal@gmail.com; alto@netpiumhi.com.br; ponto.ponto@hotmail.com; adriana-almada@hotmail.com; piumhinatv@yahoo.com.br Subject: Dengue em Piumhi. Date: Sun, 18 Apr 2010 15:15:47 +0000

Prezado Prefeito Marcinho.

Fui durante muitos anos empregado no Serviço Federal de Processamento de Dados, empresa pública que, entre outros serviços prestados ao Governo Federal processa o Imposto de Renda para a Receita Federal e desenvolveu e implantou o SIAFI sistema que administra todo orçamento público federal e integra demais sistemas orçamentários de estados e municípios.

Exerci diversas funções naquela empresa e, como gerente, adotava severo acompanhamento de perto, bem de perto mesmo, os serviços que eu delegava a subordinados, aos meus pares e a clientes, sem perder de vista a cobrança de resultados, chamando rigorosamente a atenção dos subordinados e pares pelos erros mas, sobretudo, não deixando de elogiar, premiar quando pudesse e, sobretudo, destacar e, se possível, publicar resultados dos acertos dos participantes dos projetos, técnica que alguns teóricos costumam resumir jocosamente de "estilo uma porrada e um beijinho"...

Pode parecer muito rigor profissional. Mas é um estilo sobretudo honesto e que visa ser justo e nos feed-backs que recebi de avaliações que incluiam a própria chefia, jamais recebi de algum subordinado qualquer crítica ou manifestação de vontade de transferir-se do departamento onde trabalhávamos...

A turma "sofria". Mas gostava... Quando escrevo a alguma empresa ou órgão público como é o caso, d'agora, procuro manter o mesmo estilo, já que esse papo de rasgar sedas não é comigo, mesmo porque não tenho qualquer aspiração política. Apenas quero colaborar com a comunidade a que pertenço. E, obviamente registrar e compartilhar o registro com outras entidades interessadas.
Sou o José Cláudio Bruno, irmão da Hebe Bruno e resido no casarão dela, na Rua Getúlio Vargas, no Centro.Tenho procurado dar correta manutenção nessa tradicional casa colonial e seu terreno para evitar o mosquito transmissor da Dengue. Como você sabe, eu morei no Rio de Janeiro e nos últimos anos fui transferido para Brasília onde trabalhei e morei muitos anos.

Desde 1996, ciente do perigo que o mosquito aedes aegypti já representava para a população, vinha inspecionando por minha própria conta, todo local onde chegava, tentando descobrir possíveis focos do mosquito.

Fazia isso inclusive em Piumhi mesmo quando vinha de férias. Já naquele ano detectei o mosquito num ralo residencial próximo de minha casa e consegui capturar vivos dois mosquitos que consegui "sugar" para uma garrafa Pet. Retornei a Brasília e levei os dois mosquitos para o FNS do Ministério da Saúde órgão ao qual eu dava atendimento comercial como representante do SERPRO.

Lá foi diagnosticado como sendo mesmo o aedes aegypti. Ato contínuo, (isso, em 1996,) peguei farta documentação técnica com o pessoal do FNS, escanei os documentos na íntegra, e, como fizera um site para incentivar o Grupo Escoteiro II Bruno abri uma seção especial entitulada 

GE-IIBRUNO NO COMBATE À DENGUE! 

onde publiquei a documentação que, agora, republico no meu site http://www.piscinainfinita.com.br/ (última opção no menu à esquerda).

Eis que, agora, já aposentado, estou morando em Piumhi e, 14 anos depois de ter detectado o mosquitinho, me deparo com coisas que deveriam ser inimagináveis como:

- a dengue rondando sombriamente os Piumhienses;

- o nome do Oswaldo Cruz DETONADO da rua que levava seu nome;

- e a Prefeitura, correndo atrás do prejuízo, tentando fazer com que o povo se preocupe com o mosquito, isso tudo com as bênçãos dos jornais, dos órgãos de saúde e a não pequena estrutura burocrática da administração de nosso município.
Enquanto isso, no entanto, o bueiro da Rua Getúlio Vargas, em frente à divisa de nossa casa (número 98) com a de minha irmã, Beth, (número 110) estava com o fundo DESNIVELADO e, RETENDO água, limpa, parada e na sombra.
Exatamente do jeito que o Aedes Aegypti gosta e a literatura de saúde pública federal considera.
Então, por minha conta, chamei um pedreiro e, junto com ele, cimentamos o fundo do bueiro com CAIMENTO direto para o tubo de escoamento que vai para outro bueiro oposto (que recebe as águas pluviais), em frente à residência número 110.
 
Hoje o bueiro está assim, sem retenção de água:
 

Esse outro bueiro, (da residência da Magda, bem em frente) no entanto, tem o MESMO problema que tinha o nosso.
 

Em sua base (fundo) existe um buraco que RETÉM água, limpa e na sombra, (exatamente como o mosquito precisa para reprodução). Vegetação densa samambaias inclusas prolifera dentro do bueiro garantindo a sombra para a proliferação das larvas e até o reflexo do autor da foto, tal o volume de água límpida, parada e na sombra. Tudo que o mosquito precisa para infestar de larvas o seu criatório...
 

Então, a Prefeitura, face ao exposto, poderia fazer uma inspeção geral na cidade com uma comissão de especialistas, (da saúde, do departamento de obras e do departamento de limpesa) em todos os bueiros e bocas de lobo da cidade onde é provável que esteja acontecendo o mesmo problema que possivelmente pode estar abrigando grande parte dos focos do mosquito em plena via pública!

Como o assunto é de interesse público, a Prefeitura poderia incluir em sua campanha, um convite à população em geral para os próprios cidadãos inspecionem permanentemente os bueiros próximos às suas residências e, através de um telefone a ser definido pela Prefeitura, comuniquem para futura visita da comissão acima sugerida para que fique assegurado a NÃO RETENÇÃO de água nesse locais.

Com essas medidas e as demais que já estão sendo alvo de debates na Câmara, acredito que, antes do término de seu mandato, Piumhi estará livre da Dengue.

Sugiro ainda que leiam sobre o sanitarista Oswaldo Cruz, as injustiças que ele sofreu tentando colocar em prática, no início do século passado, simples medidas sanitárias sem falar nas injustiças que permanece sofrendo como a de ter seu nome RETIRADO de uma das principais ruas de Piumhi (e outras cidades) trocadas por nomes de cidadãos comuns cuja trajetória de serviços públicos certamente jamais poderiam ser comparadas com a do médico sanitarista.

Talvez seja esse o motivo sociológico (o castigo sempre vem à cavalo) de não termos ainda erradicado ou pelo menos controlado esse mosquitinho cujo perigo tem sido menosprezado e cujos danos são de forma paradoxal "democraticamente" distribuídos pela população toda, pessoal da saúde incluso, "policy makers" inclusos, celebridades inclusas.

Tomando uma atitude conjunta com a Câmara dos Vereadores, Marcinho, você e nossos atuais vereadores poderão escrever seus nomes na história da cidade como "aqueles" que erradicaram o mosquito da cidade. De quebra, passam a ter, agora, a oportunidade de resgatar a memória do Oswaldo Cruz através de um projeto que ou volte a denominar a rua com seu nome ou escolham uma outra rua ou praça que sejam compatível com sua grandeza para lhe homenagerar. Um abraço e grato pela atenção. E que venha La Rousseff para implementar esse projeto!
O bueiro que consertei está agora limpo, com caimento perfeito e inclusive com a grade pintada de amarelo, só como referência para eventual inspeção da Prefeitura.
 
JOSÉ CLÁUDIO BRUNO
http://www.piscinainfinita.com.br/
A seguir apresento em, ordem cronológica, o conjunto de e-mails que tenho enviado a autoridades, associações e amigos no intuito de arregimentar as forças necessárias da sociedade para pressionar as autoridades a incrementarem nas atuais políticas de combate a dengue, focadas nas residências, a de combate às infestações dos bueiros nas portas das residências de responsabilidade das Prefeituras. From: tioburuno@hotmail.com To: procuradoria_padua@hotmail.com; rafaellyons@hotmail.com; fazenda.padua@hotmail.com; smecpadua@ig.com.br; sapadua@ig.com.br; sapadu@ig.com.br; fazenda.padua@ig.com.br; agricultura.padua@gmail.com; angelo_figueiredo2@hotmail.com; secplanpadua@brasilvision.com.br; lucsectur@yahoo.com.br; rabellogui@gmail.com; esportes.padua@yahoo.com.br CC: svs@saude.gov.br; jornalismo@saude.gov.br; gabinete@prefeiturapiumhi.mg.gov.br; participe@globoesporte.com; globo@globo.com; delcidio.amaral@senador.gov.br; cristovam@senador.gov.br; ana.rita@senadora.gov.br; mercadante@senador.gov.br; vanessa.grazziotin@senadora.gov.br; serys@senadora.gov.br; marinorbrito@senadora.gov.br; sarney@senador.gov.br; gleisi@senadora.gov.br; gleisi.hoffmann@senadora.gov.br Subject: RE: Dengue - Solução. Date: Mon, 21 Mar 2011 23:21:25 +0000 Prezados amigos e autoridades de Santo Antônio de Pádua RJ. Acabei de assistir no Jornal Nacional reportagem sobre a incidência da dengue nesse município. Moro em Piumhi, Minas Gerais e, embora aqui a incidência seja menos grave nem por isso deixa de ser preocupante. Por minha conta, fiz uma pesquisa nos bueiros da nossa cidade e encontrei inúmeros bueiros com ressaltos e rebaixamentos que acumulam água permanentemente e isso é tudo que o mosquito gosta. Água pluvial limpa, na sombra e de quebra com dutos (as manilhas) para intercomunicação de uma infestação de um bueiro para outro. Essa situação não é contemplada pelas autoridades sanitárias que focam apenas as residências embora os focos de infestações maiores estejam sendo ofertados pelas próprias Prefeituras (claro que involuntariamente) nas portas das residências através dos bueiros desnivelados. Alertei o prefeito de nossa cidade que ainda não respondeu. Relatei toda a minha teoria num Blog que convido as autoridades dessa cidade que recebem este e-mail para ler com atenção. Para acessar o Blog clique: http://tioburuno.blogspot.com/2010/05/bueiros-retendo-agua-e-as-prefeituras.html Não é nenhum trabalho científico e me sinto sozinho inclusive nessa tese. Mas isso não é novidade pois o próprio Osvaldo Cruz passou por essa situação de ermitão no início do século passado e sendo alvo de ridicularização... Mas tenho convicção de que se forem tomadas as medidas que prescrevo nesse trabalho e nos e-mails que gerei anterioremente e que constam lá no Blog, a dengue urbana será erradicada de todas as cidades que adotarem tal estratégia. Foi exatamente como os mosquitos agem atualmente usando as manilhas e bueiros de águas pluviais que os vietnamitas de um metro e meio de altura VENCERAM os americanos de dois metros na Guerra do Vietnam exatamente como demonstro num vídeo inserido no Blog para fazer essa analogia... Confiram meu blog, disseminem entre os técnicos da prefeitura (Secretarias de Obras, Limpeza Urbana e Saúde) e para a população e, com certeza em pouco tempo, todos mobilizados, vocês terão um mapeamento do inimigo e poderão corrigir os desníveis das galerias pluviais resolvendo definitivamente o ciclo de infestação que recrudesse anualmente. Um abraço solidário a todos e coloco-me à disposição para qualquer esclarecimento adicional. JOSÉ CLÁUDIO BRUNO CINTOS DE NATAÇÃO PISCINA INFINITA É a sua piscina elevadª ao infinito http://www.piscinainfinita.com.br From: tioburuno@hotmail.com
To: vanessa.grazziotin@senadora.gov.br
CC: mercadante@senador.gov.br; eduardo.suplicy@senador.gov.br; gleisi.hoffmann@senadora.gov.br
Subject: Seu segundo pronunciamento.
Date: Wed, 9 Feb 2011 01:11:09 +0000
Prezada Senadora Vanessa Grazziotin.
Cumprimento V.Excia. pelo seu segundo pronunciamento especificamente sobre seu alerta com relação ao recrudescimento da dengue urbana em Manaus com sérias possibilidades de se transformar em Epidemia.
É fato que tal possibilidade se alastra por, praticamente, todas as cidades de todo o país e muitos outros países.
Em minha cidade do interior de Minas não é diferente.
Fui funcionário do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) onde fiz atendimento comercial a diversos órgãos públicos, inclusive Ministério da Saúde e Anvisa.
Agora aposentado, considero-me, no entanto um aposentado "da Nova Era"... É como costumo dizer aos amigos que se espantam com o fato de eu "ser tão jovem" e já estar aposentado: - sim. estou aposentado (39 anos de serviço) mas não estou morto... (Kkkkk!)...
Aqui em Piumhi-MG onde resido saí inspecionando, por minha conta, alguns BUEIROS de águas pluviais de algumas ruas e penso ter feito uma descoberta que pode mudar radicalmente as Políticas Públicas do Ministério da Saúde/Vigilância Sanitária com relação ao combate ao mosquito Aedes Aegypti.
Não consegui eco na Prefeitura do meu município à qual encaminhei um e-mail inicial expondo minha hipótese quanto à causa da INEFICÁCIA do combate o qual é paradoxalmente feito de forma eficiente.
Ora, aprendi na Faculdade de Administração e no Pós Graduação em Administração Pública que fiz na FGV que qualquer empresa ou órgão pode ser, ao mesmo tempo, eficiente porém ineficaz, se é que me entende.
Pessoas podem trabalhar eficientemente enquanto a empresa caminha célere para a falência. Isso, sem dúvidas é uma possibilidade por mais paradoxal que possa parecer.
Então, em minha cidade e nas demais os serviços dos combatentes ao Aedes Aegypti são, sem dúvidas, eficientes. Porém, as Prefeituras colocam os mosquitos e suas infestações bem nas portas das residências (nos bueiros) enquanto os combatem dentro das residências.
Dado ao descrédito que tive até agora por parte da Prefeitura, resolvi publicar minha tese (sem qualquer pretensão científica, claro) na internet para que outros municípios mais audazes possam analisar a lógica e, aí sim, através de uma comissão composta por gente da vigilância sanitária, da limpeza urbana e da secretaria de obras possam fazer um levantamento estatístico das possíveis infestações em bueiros para uma ação direta na causa (nos bueiros) mantendo-se obviamente o combate nas residências.
O resumo do que já fiz está no meu Blog ao qual convido a jovem farmaucêntica e brilhante Senadora visitar:
http://tioburuno.blogspot.com/2010/05/bueiros-retendo-agua-e-as-prefeituras.html
Parabéns e desejo a V.Excia. muita energia e sucesso como Senadora da República e coloco-me à disposição para qualquer esclarecimento adicional.
Muito obrigado pela sua atenção e encampação da minha solitária luta se possível encaminando o assunto diretamente ao Ministro da Saúde, ao Presidente da ANVISA e ao Ministro de Ciência e Tecnologia (Mercadante) que já tentei acionar via seu antigo e-mail de Senador e repito agora também a mesma tentativa e remeto cópia também para a outra jovem Senadora Gleisi Hoffmann que cumprimentei recentemente por seu primeiro pronunciamento e que junto com V.Excia. certamente estarão em parceria pela causa maior do desenvolvimento estratégico, democrático e livre do nosso país aí no Senado Federal.
Eu estou fazendo a minha parte. Agora é com vocês que estão no lugar certo e na hora certa!
Muito obrigado.
José Cláudio Bruno
Ver meu perfil em:
http://www.piscinainfinita.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=57&Itemid=85
 
Devido à ausência de respostas das autoridades do meu município resolvi também encaminha o assunto diretamente para a FIOCRUZ cuja Ouvidoria respondeu conforme se segue:
 
Mensagem 9611 enviada em 11/01/2011
Sua mensagem:
Fiz uma descoberta que acredito pode minimizar senão erradicar a dengue urbana. Na época enviei cópia do e-mail no qual comuniquei a descoberta ao Prefeito de Minha cidade para diversos órgãos da Fiocruz e nenhuma resposta recebi. Nem do Prefeito da minha cidade e tampouco do pessoal da Fiocruz. Coloquei tudo num Blog que fiz. Tanho a descoberta como os e-mails encaminhados. Solicito que essa ouvidoria acesse o Blog, comprove o que afirmo acima e tome as devidas providências já que a dengue ronda nosso país e o Ministério da Saúde acabou de liberar verba de um bilhão para seu combate. Espero um feed-back já que a própria Fiocruz está convocando para que participemos de um evento sobre o assunto. O endereço do Blog com o resumo da ópera é http://tioburuno.blogspot.com/2010/05/bueiros-retendo-agua-e-as-prefeituras.html Muito obrigado, Ouvidor(a).
Resposta da Ouvidoria:
Prezado Senhor José Claudio,
A Fiocruz é uma instituição de Ciência e Tecnologia em Saúde que desenvolve projetos de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação nas mais diversas áreas da saúde pública. As linhas de pesquisa no estudo da dengue abrangem a biologia do vetor, vírus, diagnóstico, estratégia de controle, e vacina contra a doença, de difícil desenvolvimento na medida em que a dengue é causada por quatro tipos de vírus (dengue tipo 1, dengue tipo 2, dengue tipo 3 e dengue tipo 4). Portanto, há necessidade de se desenvolver quatro vacinas, que necessitam ser combinadas de forma a proteger as pessoas dos quatro tipos de dengue. Este processo é bem complexo.
A sua descoberta está vinculada as ações de controle, prevenção e vigilância contra o veto r, de vital importância já que não temos desenvolvida, ainda, uma vacina contra a doença. A Fiocruz não trabalha diretamente nessa área de vigilância.
Sugerimos que envie a sua manifestação a Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde e a Secretaria de Saúde de MG.
Segue os endereços dos Portais da Secretaria de Vigilância em Saúde do MS e da Secretaria de Saúde de MG.
Portal da SVS/MS:
http://portal.saude.gov.br/portal/saude/Gestor/area.cfm?id_area=1498
Contato: svs@saude.gov.br
Portal da Secretaria de Saúde MG: http://www.saude.mg.gov.br/
Contato: http://www.saude.mg.gov.br/fale_conosco
Atenciosamente,
Ouvidoria Geral da Fiocruz
De: Cintos de Natação PiscinaInfinita
(tioburuno@hotmail.com)
Enviada:
terça-feira, 11 de maio de 2010 0:49:21
Para: sac@far.fiocruz.br

http://www.piscinainfinita.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=115&Itemid=150

5 comentários:

  1. Agradeço muito seus comentários e peço que dissemine o Blog para seus amigos também opinarem e principalmente se conscientizarem de que são as próprias Prefeituras que colocam as infestações em grandes volumes nas portas de nossas casas enquanto as combatem eficientemente, porém INEFICAZMENTE, os micro-focos em nossos ralos e até nas tampinhas de garrafas Pet em nossas casas... Este é o propósito do ALERTA que estou tentando dar via este Blog e aproveitando a oportunidade ímpar que a internet nos dá além de ficar trocando e-mails com um monte de "abobrinhas" conforme também é fato, não concorda?

    Por isso é que enalteço a sua participação neste "forum" que se instala com seu comentário.

    No texto que escrevi, entre outras ooisas, está dito que, de fato, esse não é um problema particular da nossa cidade mas um problema global não só das demais cidades do Brasil como de algumas do mundo, pois o Aedes Aegypti NÃO É um inseto originalmente urbano e sim das florestas e que migrou para os centros urbanos não só pelas agressões humanas nas florestas (queimadas e intervenções em ecosistemas) mas como pelas oportunidades que dá ao mosquito retendo água limpa e na sombra, além das interconexões subterrâneas para migrações, como é o caso que aponto dos bueiros.

    Ressalto que, embora em tom de crítica, na verdade, quero mais é que essa minha constatação seja uma OPORTUNIDADE para que Prefeitos de OUTRAS cidades criem comissão investigadora para ratificar as infestações nos bueiros e INCREMENTAR a política pública de saúde no que diz respeito à Vigilância Sanitária e às Secretarias de Obras e Limpeza Urbana para que tomem ações EFETIVAS de:

    a) inspecionar sempre os bueiros coletando amostras e submentendo a análises de há infestações (Secretarias Municipais de Vigilância Sanitária);

    b) limpando e mantendo limpos os bueiros até para que auxilie o escoamento e minimize as possibilidades de inundações nas épocas de chuvas (Secretarias Municipais de Limpeza Urbana); e,

    c) nivelando COM PRECISÃO milimétrica as conexões entre as MANILHAS de águas pluviais e os bueiros propriamente ditos de forma a garantir o escoamento SEM RETENÇÕES das águas limpas e nas sombras que os bueiros atuais mantêm e até RECONSTRUINDO todo o sistema nos locais onde ficar comprovado que o nível de escoamento está inferior aos determinados pelas Normas Técnicas.

    Portanto, longe de eu estar fazendo críticas políticas ou depreciativas, esse Blog visa apresentar a OPORTUNIDADE para o Prefeito e o Município que "sair na frente" fazendo esse rastreamento nos bueiros e sobretudo MAPEANDO as ocorrências comprovadas de infestações. Isso feito, esse município certamente ERRADICARÁ o mosquito Aedes Aegypti e, de quebra, será o PARADIGMA para os demais municípios do Brasil e do mundo.

    Obrigado.

    JOSÉ CLÁUDIO
    http://www.piscinainfinita.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=57&Itemid=85

    ResponderExcluir
  2. Prezado Companheiro estamos com você!!!!PT de Piumhi MG

    ResponderExcluir
  3. Conheça o site que resume fotos e o "teaser" do filme Faroeste, rodado em Pains e região!

    www.faroeste.piscinainfinita.com.br

    ResponderExcluir
  4. Conheça o site que resume fotos e o "teaser" do filme Faroeste, rodado em Pains e região!

    http://www.faroeste.piscinainfinita.com.br

    ResponderExcluir
  5. A luta é antiga e a CAUSA da dengue urbana está diagnosticada desde 2011.

    Falta a população encampar a diagnose que fiz e lutar junto!

    ResponderExcluir

Você é livre para comentar. Sua opinião é valiosa. Não importa a sua ideologia. Sua opinião poderá influenciar a minha e até modificá-la. Comente. Sua opinião será sempre incorporada a este Blog será muito bem-vinda!.